Conselho de valores do nepal


Introdução


O Conselho de Valores do Nepal (SEBON) foi estabelecido pelo Governo do Nepal em 7 de junho de 1993 como regulador do ápice dos Mercados de Valores Mobiliários no Nepal. Tem vindo a regulamentar o mercado ao abrigo do Securities Act, 2006. As funções, deveres e poderes do SEBON conforme a Lei são os seguintes.


Oferecer aconselhamento ao Governo sobre questões relacionadas com o desenvolvimento do mercado de capitais.


Registrar os valores mobiliários de pessoas jurídicas estabelecidas com a autoridade para fazer uma emissão pública de seus valores mobiliários.


Regular e systamatizar a emissão, transferência, venda e permuta de valores mobiliários registrados.


Dar permissão para operar uma bolsa de valores a qualquer órgão social desejoso de fazê-lo, sujeito a esta Lei ou às regras e regras bye enquadradas sob esta Lei.


Supervisionar e monitorar as funções e atividades da bolsa de valores.


Inspecionar se qualquer bolsa de valores está executando suas funções e atividades de acordo com esta Lei ou com as regras e regras estatutárias embasadas sob esta Lei, e para suspender ou cancelar a licença de qualquer bolsa de valores que não seja encontrada para fazê-lo .


Emitir licenças para conduzir o negócio de negociação de valores mobiliários, sujeito à presente Lei, ou às regras e regras estatutárias emanadas sob esta Lei, às empresas ou instituições desejosas de conduzir o negócio de negociação de valores mobiliários.


Supervisionar e monitorar as funções e atividades dos negociadores de valores mobiliários.


Conceder permissão para operar programas de investimento coletivo e programas de fundos de investimento, e supervisioná-los e monitorá-los.


Aprovar as regras ade - quadas relativas às operações em valores mobiliários constituídas por bolsas de valores e instituições que se dedicam à negociação de valores mobiliários e, com o propósito de tomar as disposições necessárias para o desenvolvimento do mercado de capitais e proteger os interesses dos investidores que investem em valores mobiliários , Emitir ordens para que as alterações necessárias feitas em tais regras de bônus de bolsa e instituições envolvidas na negociação de valores mobiliários.


Sistematizar a tarefa de compensação de contas relacionadas a transações em valores mobiliários.


Supervisionar se os negociantes de segurança estão se comportando da maneira prescrita nesta Lei, ou as regras e as regras bye emolduradas sob esta Lei, ao realizar negócios de negociação de valores mobiliários, e suspender a licença para conduzir o negócio de negociação de valores mobiliários No caso de qualquer negociante de valores mobiliários não é encontrado para se comportar em conformidade.


Estabelecer ou assegurar as disposições necessárias para regulamentar o volume de valores mobiliários negociados e o procedimento de realização dessas operações, a fim de assegurar a promoção, o desenvolvimento ea operação limpa das bolsas de valores.


Tomar as medidas necessárias para evitar o abuso de informação privilegiada ou quaisquer outras infracções relacionadas com transacções de valores mobiliários, a fim de proteger os interesses dos investidores em valores mobiliários.


Revisar ou fazer acordos para revisar as demonstrações financeiras apresentadas pelos órgãos sociais que emitem valores mobiliários e negociadores de valores mobiliários e emitir as diretrizes consideradas necessárias a esse respeito para a pessoa jurídica em questão.


Sistematizar e tornar transparente o ato de adquirir a propriedade de uma empresa ou o controle sobre sua administração, comprando suas ações em um único lote ou em lotes diferentes.


Estabelecer a coordenação e o intercâmbio de cooperação com os órgãos competentes para a supervisão e regulamentação de assuntos relativos a valores mobiliários ou empresas.


Desonerar ou tomar providências para desempenhar outras funções que sejam necessárias ao desenvolvimento de valores mobiliários e ao mercado de capitais.


O Conselho Directivo da SEBON é composto por sete membros, incluindo um presidente a tempo inteiro nomeado pelo Governo para um mandato de quatro anos. Outros membros do Conselho incluem secretário adjunto do Ministério das Finanças, secretário adjunto do Ministério de Direito, Justiça e Assuntos Parlamentares, representante do Nepal Rastra Bank, representante do Instituto de Revisores Oficiais de Contas do Nepal, representante da Federação das Câmaras de Comércio e Indústrias nepalesas , E um membro designado pelo Governo entre os peritos relativos à gestão do mercado de valores mobiliários, desenvolvimento do mercado de capitais, financeiro ou sector económico.


Há sete departamentos e dezesseis seções na organização do SEBON. Sob o Departamento de Gestão, existem duas divisões, nomeadamente Recursos Humanos Secção e Finanças Secção. Há também quatro seções sob o Departamento de Planejamento e Desenvolvimento, ou seja, Seção de Pesquisa, Seção de Treinamento, Seção de Tecnologia da Informação e Seção de Negócios Internacionais. Há também duas secção sob o Departamento de Finanças Corporativas, ou seja, Seção de Emissão Pública e Seção de Investimento Coletivo. Do mesmo modo, sob o Departamento de Regulamentação, existem duas secções, nomeadamente, Secção de Regulação de Bolsa e Secção de Regulamentação de Intermediários de Mercado. Há também quatro seção sob o Departamento de Vigilância, ou seja, Seção de Vigilância da Bolsa de Valores, Seção de Vigilância de Intermediários de Mercado, Seção de Fiscalização de Negociação e Seção de Vigilância Corporativa. Finalmente, sob o Departamento Jurídico, há duas seções Seção de Pesquisa e Investigação e Seção de Execução.


As principais fontes financeiras do SEBON são a subvenção do governo, taxa de transação da bolsa de valores e taxa de registro de títulos corporativos. Outras fontes de financiamento incluem o registro ea renovação de bolsas de valores e intermediários de mercado eo resultado da mobilização do seu fundo rotativo.

Comments