Alinhando Projetos com Estratégia
Alinhar o portfólio de projetos da empresa para maximizar suas contribuições para objetivos estratégicos requer um esforço altamente coordenado. Ela exige mais do que a velha "granada sobre a parede" abordagem, em que a equipe de planejamento de negócios identifica e caracteriza o projeto e, em seguida, lança-lo para um desinformado e uninvolved grupo de gerenciamento de projeto que é suposto para completar o projeto. Como qualquer cartilha sobre a gestão moderna diz, as pessoas têm que "comprar" - todos devem estar envolvidos com o projeto antes de carregar a frente.
A abordagem de engenharia simultânea para gerenciar projetos é baseada nesta teoria de buy-in. No entanto, a necessidade de vincular a estratégia corporativa aos projetos às vezes é esquecida, talvez por causa do bom desempenho passado por pessoas de planejamento de negócios e pessoas de gerenciamento de projetos. Normalmente, ambos os grupos fazem trabalhos esterlinos nas suas respectivas áreas. Mas basta pensar no que esses talentos poderiam fazer se trabalhassem mais de perto!
Aqui está uma lista de perguntas para altos executivos e patrocinadores para ajudar a garantir que os projetos corporativos estão alinhados com a estratégia corporativa:
A empresa está comprometida em usar o gerenciamento de projetos estrategicamente? Na maioria das empresas, centenas de projetos estão em andamento em qualquer momento - projetos de transformação, programas de melhoria contínua, expansões de fábricas, reparos de manutenção, capacitação de trabalhadores, redimensionamento, terceirização e projetos de qualidade de vida. Os gerentes, que antigamente supervisionavam pessoas ou atuavam como intermediários de informação entre níveis corporativos inferiores e superiores, agora atuam como gerentes de projetos ou como gerentes de gerentes de projetos. Como a natureza do trabalho de um gerente mudou, deve haver o compromisso corporativo correspondente à arte e à ciência de gerenciar projetos. As coisas mudaram e as declarações das políticas corporativas devem refletir essas mudanças. As declarações de política do projeto podem abordar o tempo ou o uso de princípios e técnicas.
Existe uma política de formalmente preparar cartas de projeto? Uma vez que os projetos são os meios pelos quais as estratégias corporativas são executadas, é fundamental que eles sejam guiados pela filosofia corporativa original, estratégia e intenção. Os charters do projeto são o instrumento para fazer isto. Esta carta, com a participação e aprovação da alta direção, deve responder à pergunta básica: "De que forma o projeto melhorará os objetivos corporativos gerais?" A carta também deve abranger temas como objetivos, relacionamentos das partes interessadas, metodologias, filosofia de gerenciamento de projetos, declaração de escopo, interfaces principais e um breve plano de gerenciamento de projeto.
Existe sinergia entre o grupo empresarial e os responsáveis pela implementação do projeto? Para evitar o grenade-over-the-wall-síndrome, é preciso haver envolvimento precoce por pessoas de implementação do projeto. Embora este princípio possa parecer sólido, a prática dele apresenta um desafio. Primeiro, pessoas de planejamento empresarial podem preferir planejar sem a ajuda de "forasteiros". Então, há uma boa probabilidade de que as pessoas do projeto certo pode não estar sentado apenas à espera de brainstorm e analisar as fases iniciais de uma proposta de negócio. Finalmente, há o esforço requerido pela gerência sênior e por patrocinadores para articular a relação entre os povos do planeamento de negócio e o escritório da gerência de projeto.
Como pode a gerência sênior certificar-se de que os projetos não desgastam afastado dos objetivos fretados? Eventos de manutenção, programados na vida de um projeto, são uma maneira de manter o projeto alinhado com os interesses corporativos. Um método clássico é a auditoria de gerenciamento de projeto de dois dias. Esta auditoria normalmente compara a prática no local com o plano de gerenciamento do projeto, que é o roteiro para a implementação do projeto. Se a auditoria for expandida para incluir as questões de patrocínio do projeto e de patrocínio da gerência sênior, isso garantirá que as questões de alinhamento estratégico do projeto sejam tratadas. A auditoria também pode ser usada para identificar a necessidade de ajuste estratégico, se algumas das premissas originais mudaram conforme o projeto evoluiu.
Extraído, com permissão do editor, de Winning in Business com Enterprise Project Management. Por Paul C. Dinsmore. Copyright 1999, Paul C. Dinsmore. Publicado pela AMACOM, uma divisão da American Management Association.
Aprender a gerenciar projetos de forma eficiente e eficaz aumentará a produtividade de sua empresa. Saiba como se tornar um melhor gerente de projeto com este webinar AMA.
Comments
Post a Comment